•  inau.cpp@gmail.com
  •  +55 (65) 3627 1887

A Bacia do Alto Paraguai (BAP) é uma unidade geográfica bem definida de 400,000 km2. Ela representa a área de captação de água dos rios que abastecem o Pantanal no lado Brasileiro. A cobertura vegetacional da BAP é composta por vários tipos de cerrado, porém a área é fortemente influenciada pelo agronegócio, que afetou também as AUs de porte pequeno e médio. Além disso, muitas represas hidrelétricas já construídas ou em fase de construção, modificam a hidrologia e a carga sedimentar dos rios que abastecem o Pantanal.

Com sua cobertura vegetacional natural e as atividades do agronegócio a BAP pode ser considerada representativa para grandes partes do cerrado brasileiro. Este fato como a sua ligação direta com o Pantanal fazem a BAP uma excelente área para estudos pioneiras de levantamento e classificação das AUs de pequeno e médio porte e a descrição dos impactos antropogênicos para elas, como suas consequências para o Pantanal.

Subprojetos:

Sensoriamento Remoto Hiperespectral, Multispectral e de Radar na Caracterização Estrutural e Biofísica de Áreas Úmidas da Bacia do Alto Paraguai (BAP)

Classificação das Aus de Pequeno e Médio Porte na BAP e Descrição da sua Vegetação Herbácea e Lenhosa

Estudos comparativos de Crescimento de Árvores de Valor Comercial no Pantanal e nas Matas Ripárias da BAP com Métodos Dendrocronológicos