•  inau.cpp@gmail.com
  •  +55 (65) 3627 1887

Este projeto tem como objetivo geral relacionar as medições de campo com estimativas de trocas líquidas de energia, metano e CO2 do ecossistema (NEE) de uma torre micrometeorológica equipada com o sistema de correlação de vórtices turbulentos já estabelecidas no Norte do Pantanal de Mato Grosso. O projeto permitirá:

Avaliar as diferenças sazonais e interanuais nas estimativas de trocas líquidas de metano, CO2 (NEE) e evapotranspiração (ET) no ecossistema estudado.
Avaliar a estrutura da vegetação e na hidrologia, dentro e entre os locais de estudo, oferecendo uma oportunidade sem precedentes para melhorar significativamente a compreensão do C e da dinâmica de nutrientes do Cerrado inundado e não inundado.

Relacionar as medidas de NEE com estimativas de estrutura do Cerrado, produção de biomassa acima do solo, e ciclos e estoque de C e nutrientes (N e P).
Avaliar características fisiológicas relacionadas com o intercâmbio gasoso de espécies de interesse, considerando os padrões de sazonalidade das densidades de fluxo de calor sensível, do solo e latente dos sítios experimentais.

Investigar a relação de escalas entre as propriedades alométricas – tais como tamanho, forma e dimensionalidade fractal – com a atividade metabólica foliar na vegetação do ecossistema estudado.

Subprojetos:

Medidas de Trocas Líquidas de CO2 (NEE), CH4, Evapotranspiração e de Energia no Pantanal Mato-grossense

Aspectos Ecofisiológicos na Dinâmica de Trocas Líquidas de CO2 (NEE), CH4, Evapotranspiração e de Energia no Pantanal Mato-grossense

Aspectos Alométricos na Dinâmica de Trocas Líquidas de CO2 (NEE), CH4, Evapotranspiração e de Energia no Pantanal Mato-grossense