Alan Fecchio
Possui Mestrado em Ecologia e Doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília.
Atuação: Ecologia e evolução de parasitos.
Allan Gonçalves de Oliveira
Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Doutorado sanduíche na Universidade Técnica de Varna, Bulgária. Professor do Instituto de Computação da UFMT. Participa da rede de pesquisa sobre Monitoramento Acústico Automatizado da Biodiversidade do Pantanal, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA.
Atuação: Possui experiência com algoritmos de mineração de dados aplicados a dados meteorológicos e de bioacústica.
Amazonas Chagas Júnior
Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor no Instituto de Biociências e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), na Universidade Federal de Mato Grosso.
Atuação: Zoologia, com ênfase em artrópodes terrestres e cavernícolas, atuando principalmente em sistemática, taxonomia, evolução, biogeografia e biologia de Myriapoda, seu principal grupo de investigação é a Classe Chilopoda com ênfase em grupos Neotropicais. Também possui experiência em sistemática, taxonomia, evolução, biogeografia e biologia de Onychophora, família Peripatidae.
Coordenador do Projeto “Integrando Taxonomia Tradicional e Código de Barras “Barcodes” na Identificação de Centopéias (Chilopoda) e Onicóforos (Onychophora) em Áreas Úmidas da América do Sul”
Amílcar Sabino Damazo
Mestre em Morfologia e Doutor em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso com atuação na área de morfologia, com ênfase em Histologia.
Atuação: Processos inflamatórios, macrófagos, mastócitos, neutrófilos, leishmaniose e hanseníase.
Ana Silvia de Oliveira Tissiani
Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participa, desde 2015, do Computational Bioacoustics Research Unit (CO.BRA), grupo de pesquisa dedicado ao monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal mato-grossense. É responsável pela manutenção do banco de dados audiovisual do INAU Pantanal BioData Center (IPBC), baseado no Laboratório de Ecologia e Taxonomia de Artrópodes (LETA/IB/UFMT).
Atuação: Possui experiência em Entomologia, Ecologia de comunidades, distribuição climática e efeito meteorológico na comunidade de artrópodes.
Antonio Macho Quiros
Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Córdoba, e Professor /Pesquisador Estrangeiro Visitante na UnB (Associado D-1).
Antonio Moraes
Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorando em Biologia Animal (Zoologia) pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou como autor principal da descrição da única espécie de serpente conhecida até o momento como exclusiva do Pantanal (Helicops boitata), que é uma das três espécies novas do grupo que descreveu desde 2019. Participa como colaborador das investigações sobre a distribuição das cobras aquáticas da planície pantaneira e das espécies a elas aparentadas.
Atuação: Herpetólogo, com projetos de pesquisa nas áreas de Taxonomia, Sistemática e Morfologia de Serpentes, com ênfase nas cobras-d’água do gênero Helicops.
Arunachalam Karuppusamy
Mestre em Ciência de Plantas, e Doutor em Botânica, todos pela Bharathiar University (BU), e Pós-Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso.
.
Carmen Eugênia Rodriguez Ortiz
Mestrado e Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora no Departamento de Botânica e Ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade – UFMT, e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia na Rede Nacional - PROFBIO. Membro dos grupos de pesquisa em Ecofisiologia Vegetal e Física Ambiental.
Atuação: Ecofisiologia, propagação de plantas e interações biosfera Atmosfera.
Carolline Zatta Fieker
Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo. Bolsista Pós-doutorado da Brehm Funds for International Bird Conservation, Bonn, Alemanha, e desenvolve pesquisa sobre a distribuição de espécies no Pantanal, por meio do monitoramento automatizado da biodiversidade, no grupo de pesquisa Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA.
Atuação: Área de Ecologia, com ênfase em Ornitologia, Ecologia de interações aves-plantas, Ecologia de ambientes campestres do Cerrado, Ecologia do fogo e Educação Ambiental. Tem experiência em Consultoria e Licenciamento Ambiental como consultora de fauna e flora.
Carrie Duckworth
Pós-Doutora em Gastroenterologia pela University of Liverpool (2008). Professora titular no Departamento de Fisiologia Molecular Celular pelo Institute of Translational Medicine da Universidade de Liverpool.
Cátia Nunes da Cunha
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Pós-doutorado em Ecologia de Áreas Úmidas no Max-Planck Institut Für Limnology - Alemanha. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Laboratório Associado Biodiversidade e Manejo de Áreas Úmidas (INAU/CNPq/UFMT). Responsável pelas bases científicas para suporte a Conservação e Uso do Pantanal no Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP). Orientadora no Programa de Pós-Graduação Ecologia e Conservação da Biodiversidade (IB/UFMT), e da Rede Centro Oeste de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB-MT).
Atuação: Pantanal, cambarazal, biodiversidade, macrohabitats, vegetação, áreas úmidas, conservação, Encroachment no Pantanal.
Coordenadora dos projetos “Fatores Ligados a Expansão de Combretum laxum e Vochysia divergens e Possibilidades de seu Controle”,
“Acompanhamento e Análise Crítica dos Processos da Legislação Ambiental e das Políticas Públicas no Pantanal e Elaboração de Propostas para seu Aprimoramento”,
“Classificação das AUs de Pequeno e Médio Porte na BAP e Descrição da sua Vegetação Herbácea e Lenhosa”,
“Estudos comparativos de Crescimento de Árvores de Valor Comercial no Pantanal e nas Matas Ripárias da BAP com Métodos Dendrocronológicos”
Claudia T. Callil
Possui Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e IGB - Institute of Freshwater Ecology and Inland Fisheries, Berlin. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso e bolsista de PED no Freshwater Mollusk Conservation Center - Virgina Politech Instute and Stadual University. Tem se dedicado no refinamento de técnicas para propagação, estudos de demografia e modelos de ocupação de moluscos bivalves como ferramentas para a conservação deste grupo.
Atuação: Ecologia Aquática, principalmente padrões de diversidade de invertebrados aquáticos, com ênfase em Bivalves nativos e exóticos.
Coordenadora do projeto “Estudo da Diversidade de Bivalves Límnicos nas Grandes AUs do Cerrado Brasileiro: Desafios para um Mundo de Rápidas Mudanças”
Cláudio Luís Venturini
Mestre em Ciências da Saúde e Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso. Experiência em Saúde Coletiva.
Cristian Pérez-Granados
Doutorado em Ecologia pela Universidade de Alicante, Espanha. Membro do grupo de pesquisa Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA, desenvolvendo pesquisas com reconhecimento automatizado de sinais, distribuição e ecologia de aves e anuros no Pantanal mato-grossense. Atualmente é Professor da Universidade de Alicante, Espanha.
Atuação: Bioacústica, com a avaliação da função dos cantos dos pássaros, o efeito da fragmentação do habitat nas populações, descrevendo um protocolo para monitoramento de pássaros usando gravadores automatizados, ou descrevendo os padrões diários e sazonais da atividade vocal de diferentes espécies de pássaros e anuros.
Cristiano Sampaio Costa
Doutor em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é colaborador do Laboratório de Sistemática e Taxonomia de Artrópodes Terrestres da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e desenvolve pesquisa científica em morfologia e sistemática de onicóforos Neotropicais.
Atuação: Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando nos temas: Biodiversidade, Sistemática Filogenética, Neotrópico, Onychophora, Peripatidae.
Daniel Moura de Aguiar
Mestre em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas e Doutor em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, ambos da Universidade de São Paulo. É Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e de residência uni-profissional em Medicina Veterinária do Hospital Veterinário da UFMT.
Atuação: Epidemiologia, Doenças Infecciosas e parasitárias dos Animais.
Daniela Ferreira
Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, e atua no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio).
Atuação: Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética animal, principalmente nos seguintes temas: marcadores cromossômicos e moleculares em peixes de água doce, organização do genoma, elementos transponíveis, taxonomia integrativa.
Darley Maria Oliveira
Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professora do Instituto de Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop. Atua em projetos etnofarmacológicos e de bioprospecção de produtos naturais.
Atuação: Ação farmacológica de plantas medicinais com atividade antimicrobiana, antiúlcera e cicatrização de feridas.
Denilton Carlos Gaio
Mestre em Física pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor e membro do Grupo de Pesquisa em Física Ambiental da UFMT. Tem experiência em Instrumentação para o Ensino de Física e participa de projetos na área de astronomia.
Atuação: Modelagem análoga elétrica-hídrica da dinâmica hídrica em plantas vasculares e estudos sobre preenchimento de falhas em séries históricas de variáveis ambientais.
Diva Maria Gomes Lino Borges
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atuou como estagiária no Laboratório de Sistemática e Taxonomia de Artrópodes Terrestre da UFMT até 2020.
Atuação: Experiência em trabalhos de levantamento de fauna de artrópodes terrestres (com ênfase em Aracnídeos) e resgate de fauna.
Domingos Tabajara de Oliveira Martins
Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Ciências, Área de Biologia Molecular, pela EPM. Professor Titular de Farmacologia na UFMT. Possui experiência na produção científica, registro de patentes, formação continuada de pessoas, em todos os níveis, e organização de eventos nacionais e internacionais.
Atuação: Farmacologia, particularmente em plantas medicinais, fitoterápicos e abuso de drogas.
Coordenador do Projeto “Avaliação da Atividade e do Mecanismo de Ação Anti-Inflamatório, Antiúlcera, Cicatrizante de Ferida e Antimicrobiano de Plantas Medicinais Usadas por Populações Tradicionais do Pantanal Mato-Grossense”
Edelin Jean Milien
Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutorando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Agronomia e Ambientais com ênfase em Ecologia de Paisagem.
Atuação: Sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficos (S.I.G); Geo-estatística, Estatística e Estatística multivariada; Focos de calor; Mudanças Ambientais Globais; Desmatamento, Ecologia das Estradas
Eduarda Pavan
Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais.
Mestre em Ciências da Saúde, área de Farmacologia de Produtos Naturais e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Elena Bužan
Doutorado na Faculdade Biotécnica da Universidade de Ljubljana, Eslovênia. Professora e Chefe do Departamento de Biodiversidade da Faculdade de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação (FAMNIT), Universidade de Primorska, Koper, Eslovênia. Participa do grupo de pesquisa dedicado ao estudo sobre Monitoramento Acústico Automatizado da Biodiversidade do Pantanal, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA.
Atuação: Sua pesquisa está concentrada nas áreas de conservação e genética populacional, filogenética e filogeografia, conservação da biodiversidade e diversidade genética.
Eliana Celestino da Paixão Rodrigues dos Santos
Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-Doutorado em “Caracterização das Áreas Úmidas Nacionais Emblemáticas de Porte Médio" (UFMT). Pesquisadora associada do INCT-Áreas Úmidas (INAU)/CNPq-UFMT, do Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), e do Núcleo de Estudos Ecológicos do Pantanal Mato-grossense (NEPA).
Atuação: Manejo de recursos madeireiros no Pantanal, relação clima e crescimento arbóreo.
Erica Cezarine de Arruda
Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), do Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), e professora de Biologia da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Tem experiência em Ecologia de Áreas Úmidas.
Atuação: Pantanal, Araguaia, vegetação, diversidade, fitossociologia de sub-bosque, macrohabitats.
Evandro Luiz Dall´Oglio
Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica. Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da UFMT.
Atuação: Síntese, micro-ondas, ultrassom, medidas de propriedades dielétricas, estudos fitoquímicos e biodiesel.
Fabiana de Freitas Figueiredo
Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais.
Mestre em Ciências da Saúde área de Farmacologia de Produtos Naturais, e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Fabricio Rios Santos
Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisador permanente dos programas de Pós-graduação em Ciências Médicas (UFMT) e da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). Membro da Red Latinoamericana de Implementacion y Validacion de Guias Clinicas Farmacogenomicas (RELIFAF-CYTED).
Atuação: Farmacogenômica, toxicogenética e imunofarmacologia.
Coordenador do Projeto “Bioprospecção Farmacológica de Fungos Endofíticos Isolados de Plantas Medicinais do Mato Grosso”
Felipe Franco Curcio
Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. Credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFMT. Coordenou e co-autorou descrições recentes de cobras aquáticas do gênero Helicops, incluinto Helicops boitata. Desenvolve pesquisas associadas à história natural e distribuição de lagartos do gênero Tropidurus, abordando as relações entre alterações climáticas e parâmetros de tamanho, abrangência territorial e reprodução das populações do Brasil central.
Atuação: Herpetologia com ênfase em morfologia, sistemática e taxonomia de serpentes. Paralelamente, desenvolve estudos relacionados a diversidade de herpetofauna nos biomas do Cerrado, do Pantanal, da Caatinga e da Mata Atlântica em colaboração com outros pesquisadores que seguem esta linha de pesquisa.
Coordenador do Projeto “Padrões de Diferenciação Regional da Herpetofauna do Pantanal”
Filipe Ferreira de Deus
Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Desenvolve pesquisas no Pantanal mato-grossense integrado ao grupo de pesquisa, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA, dedicado ao estudo sobre monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal.
Atuação: Ecologia de comunidades, análise dos padrões de diversidade, estrutura, composição, sucessão, distribuição espaço temporal de comunidade de aves em diferentes fitofisionomias do Pantanal, e monitoramento automático da biodiversidade através de gravadores automatizados e câmeras trap.
Francisco de Almeida Lobo
Mestrado e Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Titular da UFMT, do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical. Coordena os Grupos de Pesquisa em Física e Meio Ambiente e de Ecofisiologia Vegetal da UFMT e é membro do Grupo de Pesquisa em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência em Ecofisiologia Vegetal,
Atuação: Fotossíntese do nível foliar à produtividade primária dos ecossistemas tropicais, dinâmica de serrapilheira e ciclo do carbono nos ecossistemas tropicais, medições das densidades de fluxo de energia e matéria nos ecossistemas tropicais, identificação de fatores de resistência de plantas a estresses bióticos e abióticos.
Gabriela do Valle Alvarenga
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestrado em Zoologia pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade na UFMT com foco no estudo dos impactos do fogo na assembleia de serpentes do Pantanal. Desenvolve investigação específica sobre as comunidades de serpentes aquáticas afetadas pelos incêndios no Pantanal desde 2020, tendo registrado alta mortalidade de espécies comuns na planície, além de potenciais abrigos subterrâneos que podem servir de salvaguarda não só para as serpentes, mas também para outros répteis, anfíbios e pequenos mamíferos durante as queimadas.
Atuação: Zoologia de Grupos Recentes na área de Herpetologia, com ênfase em taxonomia, evolução, ecologia, conservação e história natural de serpentes neotropicais.
Gabriela Schmidt de Freitas
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
George Louis Vourlitis
Mestrado em Ecologia - San Diego State University e Doutorado em Ecologia - San Diego State University. Professor da Universidade de Cuiabá (UNIC), e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UNIC), e no Mestrado e Doutorado em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.
Atuação: Medições das densidades de fluxo de energia e matéria nos ecossistemas tropicais, produtividade primária dos ecossistemas tropicais, e ciclo do carbono nos ecossistemas tropicais.
Gilberto Josimar Fernández Arellano
Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Atuação: Ecologia de aves e de morcegos, com ênfase no estudo do comportamento coletivo das aves.
Giulia Carolina Pretto Carvalho
Graduanda do Curso de Medicina, participante do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC/UFMT, no Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais - FM/UFMT.
Ilmara Pereira de Vasconcelos
Mestre e Doutora em Farmacologia, Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina-UFMT. Farmacêutica responsável técnica - Silva e Vasconcelos Ltda. Drogaria. Tem experiência na área de Farmácia.
Atuação: Farmácia Clínica, assistência e atenção farmacêuticas.
Iramaia Jorge Cabral de Paulo
Mestrado em Educação com ênfase em Ensino de Física (UFMT), e Doutorado em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física Contemporânea, pela Universidade de Burgos (Espanha). Professora do Instituto de Física da UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Coordena o Grupo de Pesquisa em Sistemas Ambientais Complexos.
Atuação: Análise e Modelagem de Processos Ambientais Complexos e Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos. Tem como áreas de interesse a Teoria da Complexidade Aplicada à Física Ambiental e Pesquisa em Ensino de Física.
Coordenador do Projeto “Aspectos Alométricos na Dinâmica de Trocas Líquidas de CO2 (NEE), CH4, Evapotranspiração e de Energia no Pantanal Mato-Grossense”
Jéssica Vaz da Silva
Atuação: Farmacologia com ênfase em Produtos Naturais.
Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2021), área de Farmacologia de Produtos Naturais.
Joaquim Corsino da Silva Lima
Mestre em Saúde e Ambiente e Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Técnico em laboratório da UFMT.
Atuação: Plantas medicinais, atividade anti-inflamatória, e atividade anti úlcera.
João Batista Pinho
Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e Doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Ornitologia, Zoologia, Ecologia e conservação de ambientes inundáveis.
Atuação: Conservação de aves de sub-bosque, avifauna, ambientes florestais, zoologia, parasitos de animais silvestres.
Coordenador do Projeto “Dinâmica e Ecologia Multi-Sítios das Aves Migratórias do Pantanal: Usando Geolocalizadores e Isótopos Estáveis para Conhecer e Conservar as Espécies e seus Habitats”
Joelson Cardozo de Arruda
Mestrado em andamento na Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Atuação: Tem interesse nas áreas de geotecnologias, manejo ambiental, análise ambiental de uso e ocupação do solo através de sensoriamento remoto.
Joisiane Mendes Araujo
Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora associada e Pós-Doutoranda do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU II). Possui experiência em Ecologia da Dispersão de Sementes.
Atuação: Ecologia de comunidades, ecologia de áreas alagáveis, frugivoria, ictiocoria, predação de sementes, ecologia alimentar, fenologia, redes complexas de interação e ecologia da restauração.
José de Souza Nogueira - In memorian
Mestrado em Física Aplicada e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental/UFMT. Pesquisas na área de Ciências Ambientais.
Atuação: Evapotranspiração, correlação de vórtices turbulentos, modelagem de trocas de energia entre superfície vegetada e atmosfera, e dados micrometeorológicos.
Julia Arieira
Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Doutora em Agricultura Tropical ambos na UFMT, com estágio no Departamento de Geografia Física na Universidade de Utrecht, Países Baixos, e pós-doutorado em andamento no Instituto de Estudos Climáticos (IEC / UFES).
Atuação: Está concentrada na área de Ecologia Vegetal, com foco em: modelagem espaço-temporal da vegetação, dinâmica de carbono na biomassa lenhosa, ecologia de comunidades de áreas úmidas, e ecologia da paisagem.
Kamila Prado Cruz Serra Thomas
Doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui experiência em manejo de fauna silvestre em ambientes urbanos.
Atuação: Dieta das aves e os recursos alimentares disponíveis na região do Pantanal de Poconé – MT.
Karl-Ludwig Schuchmann
Doutorado em Biologia pela Universidade de Frankfurt, Alemanha. Professor Titular da Universidade de Bonn, Alemanha, e Curador Emérito de Ornitologia do Museu de Pesquisas Zoológicas Alexander Koenig (ZFMK), Bonn, Alemanha. Pesquisador Associado e professor do Programa de Pós-Graduação em Zoologia - UFMT. Coordenador internacional da rede científica interdisciplinar, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA, dedicada ao estudo sobre monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal.
Atuação: Ornitologia, Biogeografia, Taxonomia e Bioacústica com foco na pesquisa de pássaros Neotropicais. Nos últimos 10 anos tem se dedicado ao estudo de métodos para a avaliação rápida da biodiversidade, especialmente no monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal mato-grossense.
Coordenador do Projeto “Monitoramento Automatizado da Biodiversidade no Pantanal”
Karla Freitas Farias
Graduação em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), e graduanda do Curso de Engenharia Ambiental pela Universidade de Cuiabá (UNIC).
Atuação: Área de interesse se concentra na avaliação do efeito da inundação sobre a diversidade de plantas lenhosas no Pantanal.
Kathrin Burs
Mestre em Biologia, área de concentração em Zoologia, e Doutoranda em Zoologia pela Universidade de Bonn, Alemanha, desenvolvendo suas pesquisas em “Padrões de atividade e áreas de vida de mamíferos terrestres selecionados no Pantanal mato-grossense”. Pesquisadora integrada ao grupo de pesquisa, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA., com foco no monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal mato-grossense.
Atuação: Suas pesquisas abordam distribuição, ecologia e monitoramento automatizado da biodiversidade de mamíferos do Pantanal.
Kayck Almeida Barbosa
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atua como aluno de iniciação científica no Laboratório de Sistemática e Taxonomia de Artrópodes Terrestres (LABART) da UFMT.
Atuação: Estuda morfologia e biologia molecular de Onicóforos (Onychophora) do Brasil, com ênfase nas espécies do estado de Mato Grosso.
Larissa Maria Scalon Lemos
Mestre em Ciências da Saúde e Doutora em Ciências da Saúde, Área de Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, e pesquisadora da UFMT.
Atuação: Bioprospecção de produtos naturais, em especial ação farmacológica de plantas medicinais com atividade anti úlcera, anti-inflamatória, antitumoral e antimicrobiana.
Leonardo Gomes de Vasconcelos
Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Doutor em Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE. Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Atuação: Biodiesel, micro-ondas, ultrassom, síntese, tratamento de resíduos em geral, desenvolvimento de processos e reatores. Conhecimento em técnicas analíticas, tais como: RMN; HPLC/MS; HPLC/MS-MSMS; HPLC-UV/Vis; FTIR; FTIR-NIR; CGMS; CGFID; Titulação Potenciométrica e Network Analyzer.
Leone Francisco Amorim Curado
Mestrado em Física Ambiental e Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Programa de Pós-graduação em Física Ambiental/UFMT. Desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais
Atuação: Evapotranspiração, correlação de vórtices turbulentos, modelagem de trocas de energia entre superfície vegetada e atmosfera e dados micrometeorológicos.
Coordenador do Projeto “Aspectos Ecofisiológicos na Dinâmica de Trocas Líquidas de CO2 (NEE), CH4, Evapotranspiração e de Energia no Pantanal Mato-Grossense”
Lorena Maria Santos
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Zoologia - PPGZOO, pela UFMT.
Atuação: Sistemática e taxonomia de artrópodes terrestres. Trabalha ativamente com os grupos Miriápodes, Aracnídeos e Onicóforos na Coleção Zoológica de Invertebrados (Via úmida) da UFMT
Luciana Sanchez
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado em Engenharia de Estradas, Canais Hidráulicos e Portos - Universidad de Cantabria, España, Pós-doutorado em Física Ambiental, e Pós-doutorado em Ciências Ambientais pela University of Reading, Reino Unido. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, lotada no Departamento de Engenharia Sanitária.
Atuação: Engenharia de Segurança do Trabalho
Luna Neres Alcântara de Carvalho
Atuação: Nanotecnologia, nanopartículas, compostos bioativos, cicatrização de feridas e biomateriais.
Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UNB. Atua no Laboratório de Engenharia e Inovação da UNB. Desenvolve pesquisas com foco no uso de fototerapia LED associada à biomembrana de látex para neoformação de tecidos em casos de feridas crônicas, principalmente, em casos de pré diabético.
Atuação: Nanotech, nanoparticules, bioactive compounds, wound healing e biomateriais.
Lydia Theresia Möcklinghoff
Mestrado em Zoologia pela Universidade de Würzburgo, Alemanha. Doutorado em Zoologia, em andamento, pela Universidade de Bonn, Alemanha, com tese intitulada “Conservação dos mamíferos no Pantanal”. É membro do Grupo de pesquisa em Ecologia Tropical do Museu de Pesquisa Zoológica Alexander Koenig, Bonn, Alemanha e do Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA.
Atuação: Tem experiência na área de Zoologia, principalmente nos temas: ecologia tropical, comportamento biológico e monitoramento automatizado da biodiversidade de mamíferos do Pantanal mato-grossense.
Manoela Karam Gemael
Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No mestrado desenvolveu um projeto interdisciplinar sobre divulgação científica, com foco na comunicação institucional entre a academia e os formuladores de políticas públicas para a conservação da biodiversidade no Brasil. No doutorado trabalhou com o financiamento científico para a conservação.
Atuação: Tem experiência em pesquisa de mercado e opinião pública, gestão e produção de conteúdo digital, produção de audiovisual, marketing e comunicação institucional. Tem interesse em projetos interdisciplinares envolvendo Ecologia, Biologia da Conservação, Divulgação Científica e Comunicação Institucional.
Marcelo Sacardi Biudes
Mestre em Física e Meio Ambiente e Doutor em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pós-doutor em Ciências Ambientais na Utah State University (USU), e na California State University, San Marcos (CSUSM). Professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT. Tem experiência na área de Ciências Ambientais.
Atuação: Micrometeorologia, Climatologia, Sensoriamento Remoto, Instrumentação Micrometeorológica e Análises Espaciais.
Marco Aurélio de Sena
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e Mestre pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
Atuação: Diversidade, distribuição e evolução de lagartos e serpentes Neotropicais.
Marco Leonti
Doutorado em Chemistry and Applied Biosciences pela Swiss Federal Institute of Technology Zurich(2002). Professor da Università degli Studi di Cagliari.
Atuação: Farmacologia, com ênfase em Etnofarmacologia.
Marcos Antônio Soares
Mestre e Doutor em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como Professor da Universidade Federal de Mato Grosso, é docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Mestrado e Doutorado), Biotecnologia e Biodiversidade (Doutorado), e Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, todos na UFMT. Responsável pelo Laboratório de Biotecnologia e Ecologia Microbiana/UFMT.
Atuação: Tem interesse na compreensão das comunidades microbianas ambientais e endofíticas para geração de produtos e processos biotecnológicos aliado à valorização da microbiota e conservação da biodiversidade.
Coordenador do Projeto “Papel Funcional do Microbioma Endofítico em Espécies Vegetais do Pantanal“
Maria Cristina Dreher Mansur
Mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Doutorado em Zoologia pela Eberhard Karls Universitaet Tuebingen, Alemanha. Atuou como bióloga especialista em moluscos bivalves límnicos e curadora coleção de científica de bivalves do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, Porto Alegre.
Atuação: Zoologia, com ênfase em Malacologia, principalmente nos seguintes temas: moluscos bivalves invasores (ecologia, controle), água de lastro e bioinvasão, biodiversidade ameaçada, moluscos bivalves nativos do Brasil e Região Neotropical, conquiliologia, histologia, microescultura da concha e larvas de bivalves límnicos.
Maria Cristina Fuzari Bezerra
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Técnica em laboratório da UFMT.
Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais.
Marinêz Isaac Marques
Mestrado e Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador Associado e Professora do Programa de Pós-Graduação em Zoologia- UFMT. Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Taxonomia de Artrópodes, Coordenadora brasileira da rede científica interdisciplinar, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA, dedicada ao estudo sobre monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal mato-grossense.
Atuação: Se dedica especialmente no estudo da biodiversidade dos artrópodes terrestres e aquáticos do Pantanal mato-grossense, abordando aspectos de estratificação vertical e os efeitos das inundações sazonais sobre a composição e estrutura destas comunidades.
Mayara Fioreze Zucchetto
Doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia de aves, com ênfase em Ornitologia.
Atuação: Biologia reprodutiva de aves, efeito das mudanças climáticas na distribuição de aves do Pantanal, e identificação de lacunas do conhecimento sobre as aves do Pantanal.
Merline Delices
Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), área de Farmacologia de Produtos Naturais.
Michellen Santos de Carvalho
Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais - antimicrobianos.
Mestre em Ciências da Saúde, área de Biologia Molecular e Virologia, e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Michelle Danielle Lanssanova
Mestrado em Ciências Ambientais, área de concentração em Ecologia Vegetal, pela Universidade de Cuiabá (UNIC).
Atuação: Desenvolve pesquisas sobre a fenologia reprodutiva e vegetativa das plantas lenhosas da planície de inundação do Pantanal mato-grossense.
Munevver Kokuer Jancovic
Doutorado pelo Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Universidade de Essex, Reino Unido. Atua como professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Eletrônica, Elétrica e de Sistemas, Universidade de Birmingham, Inglaterra.
Atuação: Especialista em processamento de sinais e reconhecimento de padrões, em particular no processamento de áudio e voz, métodos automáticos para reconhecimento de espécies e aprendizagem de máquina.
Nhaara da Vila Pereira
Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro Oeste (UFMT).
Atuação: Desenvolve pesquisas no Laboratório de Ecologia e Biotecnologia Microbiana. Membro do Grupo de Pesquisa ESCER - Estudando o Cerrado, do grupo em Estudos integrados em Biologia Vegetal e do grupo de pesquisa Bioética na Amazônia (UNIR).
Olívia Moreira Sampaio
Doutorado na Universidade Federal de São Carlos na área de Química Orgânica com ênfase em Produtos Naturais. Possui experiência nas áreas de Química Analítica e Orgânica. É professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, e orientadora do Programa de Pós-graduação em Química, e integra o Laboratório Central Analítica do Laboratório Pesquisa em Química de Produtos Naturais-CALPQPN.
Atuação: Cromatografia líquida e gasosa, bebidas, inibição da fotossíntese, herbicidas, identificação de compostos orgânicos, fitoquímica e fluorescência da clorofila a.
Pablo Cristiano de Souza
Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), participante do Programa Institucional de Iniciação Científica-PIBIC/UFMT no Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais - FM/UFMT, com ênfase em farmacologia anti-inflamatória.
Paul Devos
Doutor em Física obtido na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), Suíça. É Professor Assistente da Universidade de Ghent, Departamento de Tecnologia da Informação, entidade de pesquisa de ondas sonoras (waves.intec.ugent.be/), e membro do grupo de pesquisa acústica liderado por Dr. Dick Botteldooren.
Atuação: Possui experiência e interesse em acústica, bioacústica, instrumentação biomédica (Doppler intravascular, detecção de queda, e-Health) e processamento de sinal.
Paulo Henrique Zanella de Arruda
Mestrado e Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado da Califórnia (CSUSM). Professor do Instituto de Física da UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT. Tem experiência na área de Ciências Ambientais
Atuação: Evapotranspiração, correlação de vórtices turbulentos, modelagem de trocas de energia entre superfície vegetada e atmosfera e Instrumentação micro-meteorológicas.
Paulo Teixeira de Sousa Jr.
Doutorado em Química Orgânica - University of East Anglia. É professor titular no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso, onde atua desde 1993, tendo exercido os cargos de Coordenador de Pós-Graduação, Secretário de Relações Internacionais e Pró-Reitor de Pesquisas. Foi diretor (2001-2008) do Pantanal Regional Environmental Center (United Nations University). Atualmente é coordenador dos projetos: "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas" (INCT-Áreas Úmidas; CNPq) e Centro Interdisciplinar de Estudos em Biocombustíveis (FINEP).
Atuação: Química de Produtos Naturais e Biocombustíveis.
Coordenador do Projeto “Estudo Químico e Avaliação de Atividade Biológica de Elementos da Biodiversidade Pantaneira”
Peter Jancovic
Doutorado em Ciência da Computação, Universidade de Queens, Reino Unido. Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica, Elétrica e de Sistemas, Universidade de Birmingham, Inglaterra.
Atuação: Na área de processamento de sinais e reconhecimento de padrões, em particular no processamento de áudio, voz, sinais biomédicos e de radar.
.
Rafael Leite Brandão Laranja
Mestrado em Ciências Ambientais, área de concentração em Ecologia Vegetal, pela Universidade de Cuiabá (UNIC).
Atuação: Desenvolve pesquisas que abordam as influências locais e regionais sobre o padrão de distribuição das espécies lenhosas do Pantanal.
Renata Cecília Amaro
Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética de anfíbios, com aplicação de diferentes técnicas de bandamento cromossômico e citogenética molecular. Tem contribuído com as frentes de análises de dados moleculares nos estudos de sistemática e taxonomia que revelaram espécies novas de cobras-dágua do gênero Helicops, incluindo grupos de ocorrência na planície pantaneira.
Atuação: Biologia molecular, com projeto de sequenciamento de genes para inferências filogenéticas e filogeográficas em grupos de anfíbios e répteis.
Sebastian Galvis Jiménez
Possui graduação em Biologia pela Universidad Nacional de Colombia - Bogotá.
Sérgio Roberto de Paulo
Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, orientador no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Ciências e na Teoria dos Sistemas Complexos.
Atuação: Método dos traços de fissão, termocronologia, radônio e filhos, Ensino de Física, sistemas complexos e física ambiental (micrometeorologia).
Coordenador do Projeto “Medidas de Trocas Líquidas de CO2 (NEE), CH4, Evapotranspiração e de Energia no Pantanal Mato-Grossense”.
Sikiru Olaitan Balogun
Mestre em Bioquímica pela Olabisi Onabanjo University (OOU, 2004), e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor visitante na Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, com atuação no Grupo de Estudos em Biotecnologia e Bioprospecção Aplicados ao Metabolismo - GEBBAM. Faz parte da Equipe do Grupo de Pesquisa da Farmacologia da UFMT.
Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais e Farmacoepidemiologia, nas linhas de pesquisa: etnofarmacologia, toxicologia, atividade anti-inflamatória, anti-úlcera, antimicrobiana, e cicatrizante de feridas.
Stela Rosa Amaral Gonçalves
Mestrado em Ciências Cartográficas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, e Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
Atuação: Sensoriamento remoto e ecologia e mapeamento de áreas úmidas.
Tereza Auxiliadora Nascimento Ribeiro
Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Química (UFMT), e do Programa de Pós-Graduação em Química (UFMT).
Atuação: Química Orgânica com ênfase em química de produtos naturais, metabolismo secundário de plantas, isolamento e determinação estrutural de compostos orgânicos (métodos espectrométricos).
Thais Campos Dias da Cruz
Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
Atuação: Farmacologia de Produtos Naturais e Inflamatórios.
Thangaraj Parimelazhagan
Doutorado pela Universidade de Bharathiar, Coimbatore, Tamil Nadu, Índia. Especialista em bioprospecção de plantas medicinais. Membro vitalício da Sociedade Indiana de Fisiologia Vegetal, Sociedade de Químicos Biológicos e Sociedade Farmacológica da Índia.
Atuação: Compilação e documentação do conhecimento disponível sobre recursos de plantas indianas para comprovar sua utilidade através de investigações fitoquímicas, biológicas e farmacológicas, na investigação de novas drogas de origem vegetal e produtos nutracêuticos para tratar algumas das doenças humanas mais comuns como diabetes e câncer.
Thiago Meirelles Ventura
Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e doutorado sanduíche na Universidade Técnica de Varna, Bulgária. Professor do Instituto de Computação da UFMT. Integrante da rede de pesquisa sobre monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal, Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA.
Atuação: Tem experiência principalmente nas áreas de inteligência artificial e banco de dados, trabalhando em pesquisas de tratamento de dados meteorológicos e bioacústica.
Thiago Rangel Rodrigues
Mestre e Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. É docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Física aplicada em sistemas ambientais
Atuação: Modelagem de parâmetros Biofísicos que controlam o intercâmbio energético e gasoso (vapor de água e CO2) entre a superfície vegetada e a camada limite atmosférica, utilizando método de correlação de Vórtices Turbulentos (Eddy Covariance), analisando a influência das Mudanças Climáticas nas variações Microclimáticas dos biomas Cerrado e Pantanal.
Tiago Valadares Ferreira
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência nas áreas de Ecologia, Zoologia e Biologia Geral.
Atuação: Territorialidade, inventário e monitoramento da fauna silvestre.
Todor Dimitrov Ganchev
Doutorado em Engenharia e Tecnologia da Computação, Universidade de Patras, Grécia, na área de Speaker Recognition. Professor Associado da Faculdade de Automação e Computação da Universidade de Varna, e chefe do Laboratório Applied Signal Processing. É integrante do Computational Bioacoustics Research Unit - CO.BRA, rede científica interdisciplinar, dedicado ao estudo sobre monitoramento acústico automatizado da biodiversidade do Pantanal.
Atuação: Realiza pesquisas com ênfase no processamento digital de sinais, métodos de aprendizado de máquina e suas aplicações em biometria e bioacústica computacional.
.
Valdir Cechinel Filho
Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Reitor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Presidente da Fundação UNIVALI e docente/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIVALI. Coordenador da Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq e RIBECANCER/CYTED/CNPq. Possui experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Química Medicinal.
Atuação: Produtos naturais bioativos, síntese de moléculas de interesse biológico, avaliação da relação estrutura química-atividade biológica.
Vinicius de Moraes Leite
Graduando do Curso de Medicina, participante do Programa Institucional de Iniciação Científica-PIBIC/UFMT no Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais - FM/UFMT, com ênfase em farmacologia microbiana.
Virgínia Claudia da Silva
Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Química, e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência em Química Orgânica.
Atuação: Área de produtos naturais com ênfase em análises cromatográficas e elucidação estrutural de substâncias naturais utilizando Ressonância Magnética Nuclear, Infravermelho e Espectrometria de Massas.
Wagner Vilegas
Mestre em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e Doutor em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Professor Titular no Instituto de Química de Araraquara (Unesp), e atua no Câmpus do Litoral Paulista (UNESP). É orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCF-Araraquara (Unesp).
Atuação: Química de Produtos Naturais.
Walter Aparecido Arruda de Oliveira
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atuou como estagiário no Laboratório de Sistemática e Taxonomia de Artrópodes Terrestres (LABART) da UFMT.
Atuação: Experiência com taxonomia de miriápodes, sobretudo com a classe Chilopoda.
Wolfgang Johannes Junk
Doutorado em Zoologia, Botânica, Química, Oceanografia e Limnologia pela Universidade de Kiel (Christian-Albrechts Universität - CAU) e Livre Docência em Ecologia Tropical pela Universidade de Hamburgo - Alemanha. Pesquisador Sênior e líder do Grupo Ecologia Tropical no Instituto Max Planck para Limnologia em Ploen, Alemanha, e membro da Sociedade Max Planck. Coordenador/pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), pesquisador visitante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor visitante da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e professor catedrático da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Coordenador Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas INCT-INAU, desde 2008. Foi eleito entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo e possui expertise na área de Ecologia Tropical.
Atuação: Ecologia tropical da Amazônia e Pantanal, com ênfase em áreas alagáveis, ciclos de nutrientes, produção primária, decomposição, macrófitas aquáticas, peixes, floresta alagada, biodiversidade e manejo sustentável.
Coordenador do Projeto “Análise da legislação brasileira sobre AUs e recomendações para seu melhoramento”
.
.
.