• Centro de Pesquisa do Pantanal
  • UFMT
Laboratórios
Acesso restrito
Login: Senha:
Voltar
3.14. Monitoramento de Bioindicadores e Passaros Migratorios no Pantanal - Acustica Aplicada - uma Ferramenta para Avaliação da Biodiversidade
 As metas gerais são estabelecer e ajustar um sistema de monitoramento remoto automatizado para bioindicadores de pássaros (focando em migrantes), anfíbios, mamíferos selecionados e artrópodes (ênfase em Orthoptera e Coleoptera) na agricultura natural e semi-natural dos ecossistemas do Pantanal. Serão reunidos banco de dados desses grupos taxonômicos, usando métodos de pesquisa convencional e unidades de registro automatizadas para determinar indicadores apropriados. O sucesso das estratégias de aperfeiçoamento do uso da terra, como a otimização das técnicas de manejo da agricultura (por exemplo, alto vs baixo uso de pesticida, cultivo, preparação e não-preparação) e o restabelecimento da qualidade e relação do habitat, os quais já estão sendo desenvolvidos por outros projetos do INAU, serão correlacionados com mudanças observadas na composição das comunidades dos vertebrados (enfatizando os pássaros) e outros invertebrados. Da mesma forma, será analisado como as comunidades de pássaros e outros vertebrados são afetados pela mudança nas condições climáticas locais e os ciclos dos níveis da água sobre o gradiente de paisagem estudado.

- Diversos:
 Principais questões da pesquisa:
(1) Como as espécies migratórias  de longa e curta distância se adaptam ecologicamente às comunidades de pássaros aquáticos locais?
(2) Quais as espécies, grupos de espécies (por exemplo, tipos funcionais; Ernst et al. 2006) ou índices de integridade da biodiversidade (e.g., Bird Community Index; Canterbury et al. 2000)  são os melhores indicadores para certas condições e mudanças na cobertura da vegetação, uso da terra e clima?
(3) Qual o melhor número de unidades de automatização de monitoramento remoto por plots de estudo  (custo da otimização da eficiência)
(4) Quão exatos e precisos são os dados coletados por sistemas automatizados em comparação com os obtidos por técnicas de pesquisa convencional (por exemplo, rede de neblina e métodos audiovisuais)?  
(5) Como a composição da comunidade  de invertebrados e vertebrados e os bioindicadores relacionados mudam com a implementação das novas práticas de manejo da terra,  restauração do habitat ( por exemplo, abruptos e graduais ecótones), e o restabelecimento da ligação do habitat ( por exemplo, corredores entre fragmentos de galeria de floresta)?
(6) Qual é a atual composição das já mencionadas comunidades de vertebrados e invertebrados (aquática e semi-aquática) nos ecossistemas do Pantanal?
 
 
Coordenador:
Dr. Karl Ludwig Schuchmann (Email: kl.schuchmann.zfmk@uni-bonn.de)
Equipe Científica:
Doutoranda Eliandra Meurer
Dr. Josué Ribeiro da Silva
Klaus Lönze
Dr. Ana Silvia de Oliveira Tissiani
Dr. Christine Strüssmann - UFMT (visualizar currículo)
Dr. João Batista de Pinho - UFMT (visualizar currículo)
Dr. Marcos Gonçalves Lhano
Dr. Marinêz Isaac Marques - UFMT (visualizar currículo)
Dr. Olaf Jahn
Dr. Todor Ganchev
Doutorando (a) Juliano Bonatti
Mestrando (a) Adaiane Catarina M. Jacobina
Graduando (a) Douglas Roberto de Souza

Eventos
- Science how to talk and write about it (2012)
Tipo de Apresentação: Apresentação Oral
Classificação: Local
Apresentação: Science how to talk and write about it
Instituições
Universidade de Bonn
Universidade Federal de Mato Grosso
Publicações
Artigos Completo publicados em Periódicos
2012. GANCHEV, T., JAHN, O., RIEDE, K., SCHUCHMANN, K.-L, FAKOTAKIS, N.. Acoustic bird activity detection on real-filed data. Lecture notes on Cumputer Science, LNCS.  Springer, p. 190-197.
2012. MPRAS, I., GANCHEV, T., KOCSIS, FAKOTAKIS, N., JANH, O., RIEDE, K., SCHUCHMANN, K.-L. Automated Acoustic Classification of Bird Species from Real -Field Recordings. IEEE Proceedings (Acoustics, Speech, and Signal Processing), v. 15 p. 100-104.
2011. SCHUCHMANN, K.-L. Bird communities of the Ecuadorian Chocó: a case study in conservation  . Zool. Monographs, v. 56 .
2011. SCHUCHMANN, K.-L. Tropical vertebrates in a changing world . Zool. Monographs, v. 57 .


 
 
Rua Dois, 497 - Boa Esperança - 78068-360
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
Tel.: (65) 3664 1121 - inau@cppantanal.org.br