• Centro de Pesquisa do Pantanal
  • UFMT
Laboratórios
Acesso restrito
Login: Senha:
Voltar
Projeto 1.03 - Sensoriamento remoto aplicado no mapeamento, análise, classificação e caracterização de áreas úmidas na região do Araguaia - Ilha do bananal
O objetivo é mapear a extensão das zonas úmidas, temporalidade e periodicidade de inundação e discriminar as fitofisionomias associadas a análises de ecologia da paisagem na região do Araguaia-Ilha do Bananal, considerando-se a utilização de dados de sensores ópticos e radar com a aplicação de métodos e técnicas avançadas de Processamento Digital de Imagens / Sensoriamento Remoto.

Coordenador:
Dr. Gustavo Manzon Nunes (Tel.: +55 65 9248 4024) (Email: gustavomn@gmail.com) (visualizar currículo)
Equipe Científica:
Dr. Thiago F. S. da Silva
Mestrando (a) André Pereira Dias
Graduando (a) Dennis Esteves
Graduando (a) Italo Luiz Corrêa Lenzi
Graduando (a) Lucas Brasileiro Barreto
Graduando (a) Luiz Fernando Bohnenberger dos Santos

Eventos
- XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (2015)
Tipo de Apresentação: Conferêncista Convidado
Classificação: Nacional
Apresentação: SENSORIAMENTO REMOTO DE ÁREAS ÚMIDAS E RECURSOS FLORESTAIS NO MATO GROSSO UTILIZANDO AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS
- I Taller Internacional Lista Roja de Ecosistemas (2015)
Tipo de Apresentação: Outros
Classificação: Internacional
Apresentação: ESTUDO DE CASO - PANTANAL
- Seminário de Aplicações Potenciais da Lista Vermelha de Ecossistemas no Brasil e Contribuições para uma Classificação Padrão de Ecossistemas (2015)
Tipo de Apresentação: Conferêncista Convidado
Classificação: Nacional
Apresentação: A Lista Vermelha de Ecossistemas e o estudo de caso no Pantanal
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidad de Córdoba - Espanha
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Publicações
Trabalhos Publicados em Anais de Eventos
2015. NUNES, G. M., FERNANDES, A. T., MOURA, J. M., SANTOS, L. F. B..   Espectrorradiometria foliar na determinação de déficit hídrico em espécies de cerrado stricto sensu no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães/MT . In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, JOAO PESSOA/PB. Anais   Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.
2015. VIEIRA, D. J, NUNES, G. M., FERNANDES, A. T..  Utilização de ortomosaico com dados do infravermelho próximo adquirido por VANT no mapeamento de fitofisionomias em área do Pantanal Norte de Mato Grosso. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, JOÃO PESSOA/PB. Anais Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto .
Capítulo de Livro
2014. NUNES, G. M.. Tecnologias e práticas de mitigação em florestas.  CAMINHOS PARA A MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Rio de Janeiro: COPPE - UFRJ. p. 312-319.
Artigos Completo publicados em Periódicos
2015. NUNES, NUNES, G. M.. Drones: O futuro da Silvicultura já chegou.  REVISTA CAMPO & NEGÓCIOS.
2015. NUNES, G. M., VILANI, M. T. .  COEFICIENTES DE FOURIER E ANÁLISE DE WAVELETS APLICADA A RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL EM DIFERENTES TIPOLOGIAS DE OCUPAÇÃO.  CIÊNCIA E NATURA. (Prelo)
Artigos Aceitos para Publicação
2015. NUNES, G. M., TEIXEIRA, L. R. .  Potencialidades da Classificação Orientada a Objetos em Imagens SPOT5 no Mapeamento de Fitofisionomias do Cerrado. REVISTA ESPACIOS. (Prelo)
2015. NUNES, G. M., DRESCHER. R.. CAPACIDADE PRODUTIVA DE Tectona grandis L. f. EM POVOAMENTOS JOVENS DE DUAS REGIÕES DO ESTADO DE MATO GROSSO - BRASIL.  REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA. (Prelo)


 
 
Rua Dois, 497 - Boa Esperança - 78068-360
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
Tel.: (65) 3664 1121 - inau@cppantanal.org.br