• Centro de Pesquisa do Pantanal
  • UFMT
Postagens

 Na palestra “Identificação e Classificação de Áreas Úmidas Brasileiras: Bases Científicas para uma Política Nacional” , realizada no dia 09 de dezembro de 2013, o cientista renomado Wolfgang J. Junk falou sobre a importância da definição, classificação e proteção das AUs Brasileiras.

 
O Dr. Junk destacou que grande parte das AUs brasileiras secam completamente durante a época de seca (águas baixas) e são inundadas durante a época chuvosa (cheias). Esta peculiaridade tem que ser levado em consideração na definição e no delineamento das AUs brasileiras, para não perder os múltiplas benefícios, que eles trazem para o meio ambiente e a sociedade.
 
Segundo ele, as maiores ameaças, porém são: falta de uma legislação específica, baseada no conhecimento científico, que regule sua proteção; falta de uma estrutura hierárquica clara e coerente dos diferentes órgãos executores para a sua implementação e gestão voltada à sustentabilidade; falta de preparo científico e motivação por parte dos tomadores de decisão em reconhecer os diferentes tipos de AUs brasileiras; falta de interlocução destes tomadores de decisão com a comunidade científica.
 
A palestra contou com a presença do setor governamental, academia (entre eles estudantes e professores), ONGs.
 
 
 
 
 

 


    publicada em: 16/12/2013 às 09:19, na categoria: Público

     

    Durante o “Latin America Symposium on Landscape Ecology and Biogeography” realizado no Zoological Research Museum Alexander Koenig (ZFMK), Bonn, Alemanha, nos dias 29 e 30 de novembro de 2013, o Professor Dr.Todor Ganchev, Universidade de Varna, Bulgária, e Dr. Olaf Jahn, ZFMK foram agraciados com o Prêmio Internacional de Ecologia Tropical Joachim Adis. As homenagens para ambos os cientistas foram apresentadas durante uma cerimônia especial pela Professora Dra. Marinez Isaac Marques, Universidade Federal de Mato Grosso, membro do Comitê Prêmio Joachim Adis.

    Professor Dr. Klaus Töpfer, Ex-Ministro do Meio Ambiente e Tecnologia Nuclear, Alemanha e Professor Dr. Paulo Teixeira de Sousa, Coordenador em Exercício do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), Cuiabá, Mato Grosso enviaram mensagens de felicitações especiais para os pesquisadores premiados.

    Foto: Professor Dr. Todor Ganchev, segundo a esquerda, Mirella Espinoza, terceira à esquerda, que representou seu marido, Dr. Olaf Jahn, durante a cerimônia de premiação. Esquerda, Professor Dr. Charly Schuchmann, (Presidente do Comitê Prêmio Joachim Adis), primeira à direita, Professora Dra. Marinêz Isaac Marques (membro do Comitê Prêmio Joachim Adis).


      publicada em: 11/12/2013 às 15:36, na categoria: INAU

       

      Modalidade: Bolsa Pós-Doutorado Junior (PDJ)

       
      Agência: CNPq
       
      Valor: R$ 4.100,00
       
      Requisitos:
      1. Possuir título de doutor há menos de 7 anos quando da implementação da Bolsa ;
       
      2. Dedicação integral às atividades programadas;
       
      3.  Não possuir vínculo empregatício/funcional quando da implementação da Bolsa;
       
      4.  Preenchimento de Formulário de Propostas Online e Currículo atualizado na Plataforma Lattes.
       
       Projeto a ser desenvolvido: Farmacologia de Plantas Medicinais,  com ênfase em ensaios anti-inflamatórios e/ou anti-úlcera, exigindo conhecimento de biologia molecular e cultura de células
       
       Inscrição: 21.11.13 a 23.12.2013
       
       
      Implementação: janeiro de 2014 a dezembro de 2014
       
      Contatos:
      e-mails: taba@terra.com.br  (Domingos Tabajara) ou isabieski20@gmail.com   (Isanete Bieski)
       
      Fones: (65) 8101-0893 (Tim) , 8118-1128 ou 3615-8862

        publicada em: 10/12/2013 às 19:04, na categoria: Público

        3 registros encontrados - Mostrando até registros por página
         
         
        Rua Dois, 497 - Boa Esperança - 78068-360
        Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
        Tel.: (65) 3664 1121 - inau@cppantanal.org.br